- Área: 41 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Albert Vecerka
-
Fabricantes: Island Exterior Fabricators, Kawneer, Shaw, Sherwin-Williams, Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Atendimento de Segurança Pública II (PSAC II), localizado no Bronx, melhora o sistema de resposta de emergência (911) de Nova York e apresenta um alto padrão alto de sustentabilidade. O edifício de mais de 40 mil metros quadrados reúne funcionários que trabalham do atendimento de emergência de várias agências da cidade — o Departamento de Polícia, o Departamento de Bombeiros e os Serviços Médicos de Emergência — atuando como um modelo para a cooperação interinstitucional.
Como uma instalação de apoio para o centro de atendimento principal da cidade, o PSAC II atua como um importante elemento de redundância para o sistema 911 da cidade de Nova York. Operando continuamente e altamente seguro, o edifício melhora a capacidade da cidade de manter a comunicação em caso de desastre natural ou emergência em grande escala. A conclusão do projeto é um marco na reconfiguração do sistema 911 da cidade de Nova York, uma iniciativa de longo prazo iniciada pelo ex-prefeito Michael R. Bloomberg.
O PSAC II está situado em um terreno proeminente de 9 acres na intersecção do Bronx e Pelham Parkway e Hutchinson River Parkway. Com o projeto, a SOM enfrentou o desafio de criar uma edificação segura e funcional, mas que também contribuísse positivamente para o seu contexto urbano. Concebido como um cubo perfeito, a estrutura possui poucas janelas devido às preocupações de segurança. Para mitigar a aparência potencialmente monolítica do edifício, a SOM desenvolveu uma fachada dinâmica e serrilhada com alumínio reciclado.
A edificação é cercada por uma topografia escultural de forrações selvagens, que serve como uma barreira para proteger o edifício e enriquece a estética do terreno. Do Rio Hutchinson e Pelham Parkways, essa topografia esconde o estacionamento e a área de carga e descarga; para os ocupantes do edifício, há uma sensação de conexão com a natureza. A paisagem não requer irrigação, o que ajudou no ambicioso objetivo de sustentabilidade do projeto de alcançar a certificação LEED® Gold.
A SOM deu atenção especial à criação de um ambiente calmo para as equipes de resposta de emergência que lá trabalham. O principal espaço de encontro do edifício possui uma parede verde inovadora desenvolvida pela CASE, o laboratório de pesquisa em design da SOM, em parceria com o Rensselaer Polytechnic Institute. Esta parede verde não só introduz a natureza no prédio, mas também purifica o ar e reduz o uso geral de energia.